top of page
Foto do escritorInstituto Nós

Quando o Paraíso se Transforma em Inferno: Rompendo o Silêncio dos Relacionamentos Abusivos

Você já se apaixonou perdidamente e sentiu que tinha encontrado a pessoa perfeita? Tudo parecia um conto de fadas, mas de repente, algo começou a mudar. Aquela pessoa que te admirava e te fazia sentir especial agora te critica, te diminui e coloca a culpa em você por tudo o que dá errado. A felicidade se transformou em um fardo e você se sente aprisionada(o) em um relacionamento abusivo.


O que antes era amor, agora é controle.


A pessoa que você ama parece ter um poder incrível sobre você. Ela te isola dos seus amigos e familiares, te controla financeiramente e te faz duvidar de si mesma. Você se sente culpada por tudo e acredita que não merece nada de melhor. Seus sonhos, suas aspirações, sua própria identidade são apagadas para dar lugar aos desejos e necessidades do outro.


No início, as agressões são mais sutis. Um comentário maldoso aqui, uma crítica construtiva ali... Mas aos poucos, as palavras se tornam mais pesadas e as atitudes mais agressivas. Você é julgada por tudo o que faz, desde a forma como se veste até a forma como se diverte. Seu corpo, sua mente e sua alma são constantemente atacados.


Os ciclos do abuso


Um relacionamento abusivo segue um padrão cíclico (é importante lembrar que existem mulheres abusivas e não somente homens). Primeiro vem a tensão, com o agressor ficando cada vez mais irritado e controlador. Em seguida, ocorre a explosão, com gritos, humilhações e até mesmo agressões físicas. Depois da tempestade, vem a calma: o agressor pede desculpas, promete mudar e te faz acreditar que tudo vai ficar bem. Mas esse período de calma é apenas uma trégua, e o ciclo se repete.


Você não está sozinha(o)


É importante saber que você não está sozinha(o) nessa luta. Muitas pessoas passam por experiências semelhantes e sofrem em silêncio. Mas é fundamental que você busque ajuda. A psicoterapia pode ser uma ferramenta poderosa para te ajudar a entender o que está acontecendo, a desenvolver estratégias para sair desta situação e a reconstruir sua autoestima.


O poder de falar

Falar sobre o que você está passando é o primeiro passo para sair dessa situação. Contar para um amigo de confiança, um familiar ou psicólogo pode te dar o apoio que você precisa. É importante que você saiba que não é sua culpa e que você merece ser feliz.


Sair de um relacionamento abusivo pode ser difícil e assustador, mas é possível. Comece planejando sua saída com segurança. Procure um lugar seguro para ficar, reúna seus documentos importantes e procure ajuda de amigos e familiares, busque a psicoterapia para se fortalecer psicologicamente.


Após sair da relação abusiva, é fundamental cuidar de si mesma(o). Busque atividades que te tragam prazer, como praticar esportes, fazer um curso ou cultivar novas amizades. A psicoterapia pode te ajudar a lidar com a situação e a construir uma nova vida.

Lembre-se: você é forte e capaz de superar essa situação. Acredite em si mesma(o) e busque ajuda!


Thaisa Calfat.

Psicóloga, CRP:06/183924

7 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page